Publicidade

Publicidade
13/09/2010 - 18:02

Que se Danish!

Compartilhe: Twitter

Se você, como eu, é tarado pelo design nórdico, prepare o seu coração – e o bolso também, é claro. Vem aí a Danish Design, loja que, como o nome sugere, é especializada na produção dinamarquesa. Na mira, um mix bem equilibrado de clássicos atemporais e desenhos modernos, criações atuais de talentos que surgem como referência contemporânea e designers bambambãs, todos ícones do século 20.

Embora o consumidor brasileiro assimile mais rapidamente o design italiano, até pela proximidade cultural, ele também tem lá a sua quedinha pelo “less is more” nórdico. Basta olhar para trás e pescar a identidade tipicamente nacional produzida nos anos 50 por Tenreiro, Rodrigues e cia, que traz muitas semelhanças com o que se produz na Dinamarca, principalmente na categoria equilíbrio x contenção, forma x função.

Purista e genial, essa galera dos Países Baixos está sempre algumas casas à frente do resto do mundo – Arne Jacobsen, Hans Wegner, Borge Mogensen, Nanna Ditzel e Poul Henningsen vieram de lá, por exemplo.

Por essas e outras, a Danish marca um gol de placa ao abrir as portas por aqui – demanda de consumo é o que não falta. Esse banco Dekka, originalmente criado para um concurso em 2007, dá uma ideia do que vem pela frente. Criado pelos artistas Bo Strange, Kjær Morten Stivegaard e Vinter Sara Martinsen, todos de Kopenhagen, a peça tem shape limítrofe entre o muito tradicional e o muito conservador –  o design dinamarquês e a cultura árabe. Embora não pareça, a peça leva 150 quilos de alumínio sólido e os estofados, em couro ou lã, são artesanais. Lindo, né? Corre lá.

Danish Design
Rua Engenheiro Alcides Barbosa, 47
Tel. 11 3062-0085
+ www.danishdesign.com.br

Autor: - Categoria(s): Design Tags:

Ver todas as notas

3 comentários para “Que se Danish!”

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo